quinta-feira, 29 de julho de 2010

Poder da Linhaça



Linhaça
linhaca linhaca-01
A linhaça é uma planta originário do Suldoeste Asiatico e Suldeste Europeu. Seu nome já diz tudo, em latim significa“muito útil”. Ela é utilizada sobretudo pelo o seu valor nutricional , mas também é usada para variados produtos comercias  não só na área alimentares, como tintas, tintas estas utilizada na escrito e impressão entre outros.
Onde é cultivado a linhaça?Hoje o Canada é o principal produtor de linhaça, depois vem a China, Estado Unidos, Índia, Europa e Argentina.
Por que razão comer linhaça?Por vários motivos, embora esta semente parece tão insignificante tem inúmeros benefícios para nossa saúde, é rica em minerais como: cobre, cálcio, ferro, fosforo magnésio, manganês, potássio, selênio e zinco, ainda contem vitaminas: A, complexo B, C e E, e ainda encontra-se fibras solúveis e insolúveis, ómega 3, 6 e 9, além de ácidos graxos que é essencial na prevenção de carência de nutrientes e no fortalecimento do sistema imunológico.
Hoje em dia vem sendo publicado em grande massa informações  sobre os efeitos desta semente. E, mais pesquisa realizada pelos investigadores do Canada e Estados Unidos tem destacados os benefícios da linhaça na prevenção e cura de diversas doenças degenerativas, tais como câncer de próstata, mama, cólon entre outros.
Benefícios da linhaça para a saúde
São inúmeros benéficos que temos quando incluímos a linhaça na nossa alimentação veja alguns deles:
  • Sistema Nervoso
  • Sistema Imunológico
  • Sistema Cardiovascular
  • Sistema Digestivo
  • Função Intestinal
  • Retenção de Liquido
  • Distúrbio de TPM e Menopausa
  • No emagrecimento
  • Rejuvenescimento
  • Vitalidade Física
  • Na Estética
  • Diabetes
  • Colesterol
  • Câncer
  • Anemia
  • Artrite
  • Gastrite
  • Hepatite
Sistema Imunológico – Rica em proteína e ómega 3 6 e 9 a linhaça é uma otima fonte de glutamina, um aminoácido que tem a função de fortalecer o sistema imunológico e prevenir a ocorrência de inflamações e cicatrização. Ideal para que quem sofre de alergia e LUPUS.
Sistema Nervoso – Pessoas que consumem esta pequena semente sentem-se grande diminuição da tenção nervosa e dando uma sensação de calma. É indicado para pessoas que trabalha sob pressão, e alivia problemas esquizofrénico. Além do mais a linhaça tem uma dose exata de energia para o cérebro,  porque os seus nutrientes reduzem os neurotransmissores.
Sistema Digestivo e  Função Intestinal - A linhaça preveni acidez estomacal e gases gástrico. Suas fibras, lubrifica e regenera  a flora intestinal, elimina as toxinas e é um excelente laxante.
Sistema Cardiovascular – Por conter Taglandina substancia que ajuda regula pressão sanguíneo e arterial. O uso regular desta semente diminui o risco de doença cardiovasculares.
Câncer – A semente de linhaça contém mais de 20 vezes componentes anti-cancerígenas e o mais poderoso Ligninas, um composto vegetal que atua na forma de proteger e evitar a formação de tumores tais como: de mama, próstata e cólon.
Colesterol – Com seu teor alto de ómega 3 ajuda a reduzir o colesterol mal,  auxiliado no tratamento da arteriosclerose, previne a formação de coagulo sanguíneo,distúrbio arterial e arritmia cardíaca.
Diabetes – Vários estudos mostram que as fibras da linhaça é uma boa opção para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue.
Para o Emagrecer – Esta pequena semente pode ser de grande ajuda no processo de emagrecimento, ela favorece você perder aqueles quilinhos que tanto incomoda. Pois a linhaça possui forte efeitos laxante e desintoxicante natural, ainda auxilia o organismo a se livras do excesso de toxinas e gorduras localizada. E além disso ela ativa o cérebro a produzir o hormônio (colecistocinina) o qual provoca sensação de saciedade.
Retenção de Líquidos – A linhaça ajuda os rins a eliminar água e sódio. E isto é fundamental porque a tenção de liquido vem sempre acompanhado de inflamação, compromete a circulação e ainda contribui para o aumento de peso.
Distúrbio da TPM e Menopausa – A linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas (fitoesteróide) e por esta razão a lignanas tem uma função é importante no período da menopausa porque nesta fase a taxa de hôrmonio estrogênio são baixa, aí este fitoesteroide entra em ação como agente natural na reposição hormonal.
Na vitalidade Física – É importante para todas as pessoas, principalmente para quem pratica atividade física, pois ela é ativa aumento o coeficiente metabólico, e a eficácia na produção de energia celular.
Na estética – Ter o habito de consumi linhaça ajuda a regularizar a flora intestinal, fortalece os cabelos e alem de hidratar a pele, muito bom para tratamento de Acne, amenize manchas de pele e pano branco e também ajuda para eliminar celulite .
Rejuvenescimento - Por ser rica em selênio é ideal para evitar o envelhecimento precoce. Isto porque o selênio é um mineral com  poder de antioxidante que protege a pele contra os efeitos dos radicais livres, o responsável pelo envelhecimento.
Como se usar a linhaça:
Podemos usar em forma de óleo, em suco, sopa, pão, pão de queijo, pura. Você pode usar como achar melhor.

 Rita Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...